Priorize a estratégia de Manutenção, Reparação e Operações (MRO)

As empresas são dirigidas, em princípio, pelo lucro e pela eficiência e o desperdício é um fator de perda, tanto do lucro, quanto da eficiência. Uma despesa comum a várias empresas, principalmente as indústrias, é o custo que está oculto nas compras MRO (manutenção, reparação e operações).
MRO, ou compras indiretas, se relacionam às pequenas peças necessárias para o funcionamento de um equipamento. Estas fazem parte da cadeia de fornecimentos, mas muitas vezes não é considerada como um centro de custos.
As peças pequenas em grandes máquinas, como lâmpadas, interruptores de segurança, conectores, botões, fontes de alimentação, correias, entre outras, tendem a ser baratas e muitas vezes não são muito bem controladas, mesmo que, em conjunto, possam representar uma base significativa de compras.
Mas a MRO não deve ser ignorada, e o foco deve ser o de reduzir este custo pela pressão que ela exerce nos orçamentos das operações ou na redução dos custos dos estoques.
O que é que as empresas devem fazer para reduzir os seus custos de MRO?
Dominar a MRO
Muitas empresas subestimam o montante que gastam em produtos MRO ao longo do ano. Também raramente entendem os custos significativos ocultos associados com as compras MRO. Na realidade, o processo geral de compra de uma peça pode ser o dobro do da peça real e até mais quando a empresa está presente em múltiplas localizações.
O que provoca esta situação, talvez seja o demasiado tempo que pode ser gasto para procurar o produto mais barato ou o uso de estratégias erradas na gestão e nos contratos negociados com base apenas no preço, para gerir gastos indiretos não planejados, sem contar o alto custo agregado ao tempo de uma máquina parada.
Uma outra razão é que as compras MRO acontecem com frequência de forma desapercebida e tendem a ignorar os canais oficiais de compras. Pode parecer mais rápido para um técnico adquirir rapidamente, numa loja qualquer, uma peça de reposição e ter de novo as operações em funcionamento, do que comprar do fornecedor adequado.
Pode-se enfrentar este desafio com uma boa estratégia MRO, que para ser bem-sucedida depende da colaboração de todas as partes envolvidas nas compras indiretas. O foco deve ser a melhoria de todo o processo de compra de pequenas peças de reposição, envolvendo os intervenientes como a engenharia, as funções de operações e o de finanças, chegando até os gerentes.
A própria estratégia deve visar vários objetivos, que podem incluir:
- Reduzir os gastos “independentes”, nos quais o utilizador seleciona os fornecedores fora da estrutura acordada de fornecedores.
- Consolidar os fornecedores para que os compradores possam tomar decisões rápidas sem ter que considerar um quadro MRO mais abrangente.
- As equipes de compras precisam se comunicar com os utilizadores para compreenderem quais são as suas necessidades – isto assegura que sejam escolhidos os fornecedores com catálogos apropriados.
- Implantar um sistema de aprovisionamento integrado para agilizar os processos das encomendas, que por sua vez irão ajudar os utilizadores a modificar os seus próprios hábitos de compras.
- A redução dos itens mantidos em armazém, mantendo apenas as peças de reposição mais importantes, que serão usadas regularmente e depois utilizar os fornecedores que fazem entregas por pedido. Isto liberta o capital circulante e o espaço nas suas instalações.
Sem MRO, a produção pode acabar por ficar bloqueada. Uma peça pequena pode parar tudo por questões práticas, de saúde e de segurança, conformidade ou por muitas outras razões. Mas por vezes, a atitude do ter que fazer para manter as linhas em funcionamento, pode resultar em escolhas não eficientes de compras MRO.
Não se deve perturbar o fluxo de trabalho que mantém a sua empresa em movimento.
Estabeleça uma estratégia MRO, que complemente as atitudes proativas dos trabalhadores, estabelecendo uma estrutura que priorize a eficiência e a economia significativa de custos.
Faça uma parceria com um fornecedor que possa desenvolver, de forma conjunta, estas soluções e que apoie sua empresa na área das compras MRO.
E é isso que a FRIMAQ se propõe a ser para a sua empresa e a sua estratégia de compras MRO (manutenção, reparação e operações). Solicite e agende um encontro com nosso setor de Apoio ao Cliente.
Comentários